Saúde em Cuiabá: Centro Médico Infantil é inaugurado como a primeira unidade 100% pediátrica de Mato Grosso

O CMI faz parte de um plano de reestruturação da rede municipal de saúde

Fonte: CENÁRIOMT

Saúde em Cuiabá

A capital de Mato Grosso ganha, nesta quinta-feira (18), o Centro Médico Infantil (CMI), o primeiro pronto atendimento do estado dedicado exclusivamente ao público infantil. Localizada na Avenida General Valle, em anexo ao antigo Pronto-Socorro Municipal, a unidade recebeu um investimento de R$ 11,8 milhões e simboliza a conclusão de um projeto iniciado há dois anos.

O CMI faz parte de um plano de reestruturação da rede municipal de saúde. O projeto teve origem em 2023, durante o período de intervenção estadual na saúde de Cuiabá, e foi retomado e concluído em 2025 para atender à alta demanda por assistência pediátrica especializada.

A atual secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, que liderou o início do projeto durante a intervenção em 2023, destacou que a criação do CMI foi pensada para oferecer uma solução definitiva ao cenário de colapso que a pediatria enfrentava na época.

Ao final de 2023, a obra já estava com 70% de execução e grande parte dos equipamentos adquiridos. Após um período de paralisação em 2024, os trabalhos foram reiniciados no início de 2025, garantindo a entrega da estrutura completa e equipada.

O hospital foi projetado com uma ambientação lúdica, visando um atendimento humanizado que proporcione conforto às crianças e segurança às famílias. A infraestrutura inclui:

  • 6 consultórios médicos e salas de triagem.

  • Salas de classificação de risco (vermelha, amarela e verde).

  • Setores especializados: isolamento, farmácia, serviço social e coleta de sangue.

  • Atendimento Odontológico 24 horas: Consultório equipado para urgências, emergências e assistência a crianças com necessidades especiais.

A unidade contará com uma equipe de aproximadamente 183 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e equipes multiprofissionais. O funcionamento do CMI fortalece a rede pública, oferecendo um padrão de cuidado resolutivo e focado na redução da mortalidade infantil e na melhoria dos indicadores de saúde da capital.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]