Final de tarde em Cuiabá pede sempre o clássico tchá cô bolo. A propósito, nesta quinta-feira (21.11), a partir das 17h, o Museu Residência dos Governadores receberá o “Sarau Reencontro”, uma confraternização que promete reunir autoridades que marcaram a história política do Estado de Mato Grosso.
“O objetivo é o reencontro de ex-governadores, pessoas públicas e representantes das famílias de autoridades políticas, além de empresários, para relembrar histórias que ocorreram na nossa política, num clima amistoso, regado a bolo de arroz, chá e muita música”, explica Vicente Paulo, superintendente de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
O encontro, ou melhor, reencontro, também tem a finalidade de lançar algumas propostas de investimento na área da cultura via pessoa física com descontos de imposto de renda, à exemplo.
“Nos EUA e na Europa isso é muito comum. Pessoas com condições e sensíveis a causa da cultura investem via doações. Queremos lançar propostas de investimento para melhorias dos aparelhos culturais do Estado como bibliotecas, galerias de arte e museus. ”, detalha.
Na programação estão o Coro Experimental MT cantando clássicos do rasqueado cuiabano e alguns depoimentos de autoridades do passado e da atualidade, contando causos e curiosidades da história política do Estado.
“Já temos algumas autoridades confirmadas e parentes de ex-governadores que veem de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Será mesmo um encontro inesquecível”, conclui Vicente.
Museu Residência dos Governadores
Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias. Atualmente tem funcionalidade museológica, mais um equipamento cultural que expões de forma permanente e didática itens do antigo mobiliário, pratarias, louças, entre outros objetos antigos, aberta de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 10h às 17h.
A Residência dos Governadores está localizada no Centro Histórico de Cuiabá e é considerada um importante espaço para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico e arquitetônico. Inaugurado em 1940, o projeto do prédio tem estilo neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia.