O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mato Grosso registrou um aumento de 3% no número de atendimentos em 2024, comparado ao ano anterior. Ao todo, foram mais de 47 mil pessoas atendidas, o que equivale a uma média de 128,7 assistências pré-hospitalares por dia.
De acordo com os dados divulgados pela coordenadora do serviço, Silvana Kruger, cerca de 47% dos atendimentos foram por causas clínicas, como doenças crônicas e quadros agudos, enquanto 43% foram por causas externas, como acidentes de trânsito, quedas e violências.
Apesar do aumento no número de atendimentos, o Samu também registrou um crescimento de 32% nas chamadas falsas em 2024. Esse tipo de ocorrência, além de ser crime, prejudica o funcionamento do serviço, uma vez que as equipes podem ser desviadas para atendimentos que não existem, atrasando o socorro a quem realmente precisa.
“As chamadas falsas sobrecarregam o sistema e podem colocar em risco a vida de pessoas que estão realmente precisando de atendimento”, alertou Silvana Kruger.
Estrutura do Samu em Mato Grosso
O Samu em Mato Grosso conta com uma estrutura completa para atender às demandas da população. Além das ambulâncias, o serviço dispõe de motolâncias, que são mais ágeis para chegar ao local de atendimento, e helicópteros, utilizados para o transporte de pacientes em casos mais complexos.
O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado pelo número 192. Ao ligar para o Samu, o cidadão é atendido por uma equipe treinada que avalia a gravidade da situação e envia a equipe mais adequada para o atendimento.