O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), informa que está realizando uma operação de descarga de rede que tem por objetivo garantir mais purificação da água que chega às casas. O procedimento beneficiará diversos bairros do município.
Iniciada nesta semana, a autarquia explica que o procedimento poderá afetar temporariamente o abastecimento de água em Lucas do Rio Verde.
“Essa descarga na rede consiste em circular a água na tubulação por um curto período, onde é feita a abertura dos registros de descargas que estão instalados em locais estratégicos da rede de distribuição e têm a função de expurgar a água da tubulação, ou seja, retirar um volume de água colaborando na limpeza do sistema e mantendo a qualidade no abastecimento” explica a técnica em química do Saae, Sabrina Endler
Os principais locais de instalação dos registros de descarga são em pontos de final de rede ou partes baixas, por exemplo, onde pode ocorrer acúmulo de sedimentos. A água fornecida à população passa por coletas e análises que atendem integralmente a legislação e suas normas e padrões de potabilidade.
“A ocorrência de água com cor amarelada pode ser resultado do acúmulo de terra na tubulação, quando as redes são rompidas. E, para que essa água não chegue na residência da população luverdense, é realizada a abertura dos registros. Essa ação é extremamente importante para manter a qualidade da água que chega na casa de cada cidadão”, afirma a profissional.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a autarquia, através do telefone (65) 3549-7700.