Rumo premia colaboradores de empresas terceirizadas com incentivos que incluem um carro zero km

Em 2025 foram mais de 10 milhões de horas trabalhadas sem ocorrência de acidentes graves na construção da Ferrovia de Mato Grosso

Fonte: Assessoria

Rumo premia colaboradores de empresas terceirizadas com incentivos que incluem um carro zero km
Foto: Divulgação

Faltando menos de 10 dias para o Natal, colaboradores ligados a empresas que realizam serviços terceirizados para a Rumo nas obras da Ferrovia de Mato Grosso receberam premiações por cumprir rigorosamente as medidas de segurança durante o ano de 2025.

O programa “Trilhando com Segurança” possibilita que trabalhadores que se destacaram durante a execução das funções sejam reconhecidos e concorram a prêmios, incluindo benefícios em vales e reconhecimento em dinheiro e, ainda, um carro zero km. Dezenas de empresas participaram do programa ao longo do ano, com um forte engajamento dos colaboradores e 3.070 cupons foram inseridos na urna do sorteio.

O ganhador do carro foi Raimundo Ito Chaves, natural de Limoeiro do Norte, no Ceará, que exercia a função de motorista de veículo pesado, contratado pela empresa CFLRV. Outras 1613 pessoas receberam prêmios em dinheiro e vale-presente. Funcionários das empresas terceirizadas puderam acompanhar o sorteio ao vivo, diretamente de um canteiro de obras próximo ao local onde está sendo construído o Terminal da BR-070, em Primavera do Leste. Além disso, uma transmissão ao vivo foi promovida pela internet.

O sorteio foi realizado pelo vice-presidente de infraestrutura da Rumo, José Carlos Broisler, que destacou o principal propósito do reconhecimento aos colaboradores. “Vivemos mais um ano sem fatalidades e sem acidentes com graves consequências em nossas obras. Isso é um compromisso que a Rumo carrega: só vale a pena fazer qualquer obra se não tivermos ocorrências graves na execução dos trabalhos”.

Além das premiações realizadas em dezembro, outras ocorreram durante o ano. Nos últimos meses, 40 líderes foram premiados e 605 equipes receberam reconhecimento mensal por participarem ativamente das obras e com segurança. Esses resultados refletem a adesão e maturidade do programa, consolidando a missão da Rumo de garantir um ambiente de trabalho seguro, beneficiando diretamente os colaboradores.

O programa, voltado à mão de obra operacional e encarregados, estimula práticas seguras e a cultura da prevenção. Cada equipe é avaliada mensalmente, sendo necessário atingir 80% da pontuação total para gerar cupons para o sorteio anual. As seis melhores equipes ganham vale-presente no valor de R$600,00, certificados e dois cupons para concorrerem ao carro zero km. Os seis encarregados mais bem avaliados recebem R$1.200,00, certificado e dois cupons para o sorteio do veículo. Equipes com 100 pontos ou mais recebem ainda cupons extras.

“As equipes envolvidas no projeto da Ferrovia de Mato Grosso estão construindo um novo Brasil. Este projeto é o exemplo de que é possível ter resultados, mantendo nossos parceiros seguros. Isso importa: saber que todos voltam para casa e para suas famílias, em segurança”, ressaltou o diretor executivo do projeto Ângelo Kury.

O primeiro trecho da Ferrovia de Mato Grosso, com 162 km, está com 77% das obras concluídas e mais de 60 km de trilhos instalados. O projeto possui grandes dimensões, em estrutura e no envolvimento de pessoas, como por exemplo, mais de 60 contratos ativos com empresas terceirizadas e mais de 10,7 milhões de horas homens trabalhadas no período de janeiro a novembro deste ano, o que corresponde a uma média de 5300 pessoas em períodos de pico de contratações.

“É um cenário de alta complexidade. Múltiplas frentes de obra, prazos apertados, mobilizações intensas, e um desafio enorme de alinhamento cultural. Diante disso, entendemos que apenas exigir o certo, não seria suficiente. Precisávamos engajar, conscientizar, e, principalmente, reconhecer quem fazia o certo no dia a dia”, disse Isabella Vieira, gerente de segurança do trabalho.

Trilhando com segurança

O programa foi criado em 2023 pela Vice-Presidência de Infraestrutura da Rumo Logística para fortalecer práticas seguras no início das obras da Ferrovia Mato Grosso. Voltado a milhares de trabalhadores terceirizados, o programa transformou-se em iniciativa contínua, presente em outras malhas da Rumo, estimulando engajamento, liderança ativa e prevenção de acidentes.

A pontuação do programa avalia treinamentos, uso correto de EPIs/EPCs, Olhar Parar e Agir, Sensos de organização e limpeza, além da gestão de atividades críticas, como içamento, trabalho em altura, eletricidade e operação de máquinas. As avaliações são feitas por técnicos de segurança e lideranças, garantindo imparcialidade e padronização.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .