Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, começou a vacinar pessoas com comorbidades, nesta quarta-feira (28). Neste primeiro momento, serão vacinados pacientes a partir de 59 anos que são imunodeprimidos e atendidos pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE), e os pacientes, também nessa faixa etária de idade, que sofrem de problemas renais crônicos e fazem tratamento no Centro de Nefrologia.
Ao longo do dessa terça-feira (27), eles foram avisados pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Rondonópolis sobre a vacinação.
Além disso, idosos de 60 anos que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar a Escola Pindorama, a unidade de saúde do Pedra 90 ou o Estádio Luthero Lopes para receber a imunização.
A prefeitura está fazendo essa divisão na tentativa de evitar aglomerações. No entanto, a aplicação da segunda dose nessa terça-feira para os idosos com 66 anos ou mais gerou confusão e aglomeração.
O município não tinha divulgado que seriam vacinadas apenas aquelas pessoas que já estavam com a segunda dose perto do vencimento do prazo de aplicação. Ou seja, quem tomou a primeira dose da Coronavac há 28 dias. Com isso, todos que tinham 66 anos foi para os pontos de vacinação.
O secretário de Saúde de Rondonópolis, Vinicius Amoroso, disse que as aglomerações aconteceram porque as pessoas tiveram medo de ficar sem vacina e não observaram a data da segunda dose que consta na carteirinha de vacinação.
Já nesta quarta-feira a secretaria de Saúde pediu que a população fique atenta e respeite a data que consta na carteirinha de vacina.
A vacinação em Rondonópolis foi suspensa no dia 22 deste mês por falta de doses e retornou somente nessa terça-feira.