Um recente levantamento baseado nos dados do Censo 2022 realizado pelo IBGE revela que o município de Rondonópolis se destaca como referência em saneamento básico, não apenas em Mato Grosso, mas em toda a região Centro-Oeste do país. A cidade mantém índices que evidenciam a universalização dos serviços de coleta de lixo, abastecimento de água e tratamento de esgoto, superando inclusive capitais como Goiânia, Cuiabá e Campo Grande.
De acordo com o relatório, impressionantes 97,5% da população de Rondonópolis possui acesso à coleta de lixo, enquanto a rede de abastecimento de água atinge 99,8% da população e 91,6% dos moradores contam com um sistema de esgoto adequado. Além disso, 99,73% dos habitantes possuem banheiro em suas residências. Esses números colocam Rondonópolis no topo da lista entre os municípios com mais de 200 mil habitantes na região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Brasília (DF) e Rio Verde (GO) em alguns aspectos.
Paulo José Correia, presidente do Sanear, destaca o resultado como extremamente positivo, refletindo o comprometimento de toda a equipe e a priorização do saneamento pela gestão municipal. Ele ressalta que esses números já impressionantes estão em constante evolução, com investimentos contínuos para expandir os serviços, acompanhando o crescimento da cidade.
Correia ainda enfatiza que os dados do levantamento do IBGE referem-se a 2022 e que a realidade atual é ainda mais promissora. Ele destaca os quase 90 quilômetros de redes de água e esgoto instalados no ano anterior, contemplando diversos bairros e comunidades rurais. Além disso, ressalta o início das obras em 2024 para interligar à rede de esgoto todas as vias públicas urbanas que não foram contempladas nos projetos anteriores.
É importante notar que o levantamento do IBGE utiliza uma metodologia própria, baseada em visitas domiciliares e entrevistas com moradores, o que pode diferir de outros rankings utilizados por instituições como o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) e o Instituto Água e Saneamento. No entanto, os números destacam o compromisso de Rondonópolis em promover uma melhor qualidade de vida, saúde e proteção ambiental através do saneamento básico, além de tornar a cidade mais atrativa para investimentos privados, impulsionando seu desenvolvimento de forma sustentável.