Rondonópolis intensifica fiscalização e limpeza de terrenos sujos na estiagem

Ao final, se o terreno for limpo pelo município, o proprietário terá de arcar não apenas com as multas existentes, mas também com o custo do serviço.

Fonte: CENÁRIOMT

Rondonópolis intensifica fiscalização e limpeza de terrenos sujos na estiagem

Com o início do período de estiagem, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e da Superintendência de Controle Urbano, está intensificando as ações de notificação, aplicação de multas e até mesmo a limpeza de terrenos particulares sujos.

Caso os proprietários não realizem a manutenção, o serviço é executado pelo município e o custo é posteriormente cobrado dos responsáveis.

[Continua depois da Publicidade]

Esse trabalho de limpeza de terrenos irregulares já vem sendo feito desde maio, com autorização legal. Somente nesta semana, o cronograma municipal prevê a limpeza de 11 terrenos em diversas áreas da cidade.

Um exemplo é o terreno na Avenida Padre Anchieta, na Vila Aurora, que teve a limpeza completa da área e do passeio público realizada nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/7), após acumular multas desde 2023.

[Continua depois da Publicidade]

Combate a queimadas e multas por descumprimento

John Kenned Pereira, superintendente de Controle Urbano, enfatiza a importância de os proprietários manterem seus terrenos limpos durante a estiagem para evitar queimadas. A vegetação seca é um grande risco, podendo prejudicar o meio ambiente e a saúde da população, especialmente crianças e idosos. Ele alertou que o Corpo de Bombeiros registrou um aumento nos índices de queimadas urbanas em 2024.

Segundo John Kenned, o processo de fiscalização funciona em etapas:

  1. Identificação e Notificação: O município localiza os terrenos em desacordo com a legislação e notifica o proprietário, concedendo um prazo de 15 dias para a limpeza.
  2. Multa: Se o serviço não for feito no prazo, uma multa é aplicada.
  3. Limpeza pelo Município: Em seguida, o terreno é incluído no cronograma de limpeza pela própria prefeitura, com o custo repassado ao proprietário.
  4. Reincidentes: A limpeza municipal também ocorre para contribuintes já multados, reincidentes e que continuam com os terrenos sujos.

Ao final, se o terreno for limpo pelo município, o proprietário terá de arcar não apenas com as multas existentes, mas também com o custo do serviço. A cobrança varia conforme a metragem da área e o tipo de serviço (roçada simples ou limpeza total com recolhimento de lixo e entulho). Uma limpeza completa com recolhimento de material pode custar cerca de R$ 2.500,00 para um terreno médio.

Além da fiscalização e limpeza de áreas particulares, a Prefeitura de Rondonópolis também continua a manutenção dos terrenos públicos, com serviços realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Denúncias de terrenos sujos e irregulares podem ser feitas pelos telefones: (66) 3411-3517 ou (66) 98413-0867.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]