Um dia para celebrar o fato de ser mulher, mas também para lembrar desafios enfrentados ao longo do tempo e vitórias por elas alcançadas. Com esse viés as Secretarias de Promoção e Assistência Social (Sempras), de Cultura (Secult) e de Saúde (SMS) organizaram evento na Vila Olímpica do qual participaram cerca de 300 mulheres assistidas pelos oito Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Rondonópolis, além de autoridades e servidores da atual gestão para homenagear aquelas que têm o 8 de março reservado à reflexão sobre o que são.
Suas dificuldades para ocupar um lugar no mundo, a oportunidade de estudar só permitida no século XIX, as lutas para ter espaço no mercado de trabalho atuando em ambiente público sem deixar de cuidar do privado – ser esposa, mãe, amiga, membro da família. Essa trajetória foi enfatizada pelo prefeito José Carlos do Pátio quando disse: “Mulheres, vocês são privilegiadas por poderem gerar vida. Essa coisa de que o homem é o lado forte é um engano. A mulher é o lado forte, o alicerce da família” e completou: “Vou continuar fazendo políticas públicas voltadas para as mulheres, porque, quando cuidamos das mulheres estamos cuidando de todos”.
Em uma mesa composta, além do prefeito e da primeira-dama, Neuma de Moraes, pelas secretárias de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, pela vereadora Marildes Ferreira e, ainda, pelo secretário de Cultura, Pedro Augusto Araújo e pelos vereadores Adonias Fernandes e Kaza Grande, espelhando a busca de equidade de condições entre mulheres e homens, mas respeitando as diferenças de suas naturezas e, também, o apoio masculino às causas femininas, Pátio salientou: “No nosso governo estamos assistindo famílias e entregando creches na cidade inteira para fortalecimento das mulheres. Além das escrituras, também estamos ofertando planejamento familiar para que elas possam decidir quantos filhos querem ter. E também estamos melhorando cada vez mais os Cras”.
Dona Neuma parabenizou as presentes e enfatizou a capacidade feminina, ressaltando que, ao desempenhar seu papel na sociedade, cada uma estimula as outras evidenciando o potencial que nelas existe: “Uma mulher empoderada empodera outras mulheres, inclusive, nos espaços de poder e decisão”.
Animado por duplas musicais, no encontro, as usuárias dos Cras saborearam um lanche bem sortido e, ainda, puderam aproveitar aulas de hidroginástica e de zumba além de realizarem aferimento de pressão arterial, rastreamento para prevenção de câncer de mama e colo uterino, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e atendimento com enfermeiro, médico e odontólogo ofertados pela SMS.
“Está tudo muito lindo. Já participei várias vezes dessas comemorações. A Prefeitura sempre lembra de parabenizar as mulheres no 8 de março e isso faz com que nos sintamos valorizadas. É uma atenção especial que recebemos. Em Rondonópolis, ninguém faz o que a Prefeitura faz pelos idosos e pelas mulheres”, comentou, satisfeita, dona Conceição de Jesus.