A Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica está recolhendo as carteiras de identidades com data de emissão até dezembro de 2017 e que ainda não foram retiradas pelos requerentes, para que sejam incineradas.
A Portaria 03/2018, de 19 de dezembro de 2018, determina que todos os responsáveis pelos Postos de Identificação da Politec façam um levantamento dos documentos para serem devolvidos à sede, em Cuiabá. Eles têm até o dia 30 de maio deste ano para enviar os documentos para a incineração, mediante relação impressa dos requerentes.
Este procedimento é feito anualmente, visando a segurança documental e as informações pessoais dos cidadãos mato-grossenses, bem como a necessidade de organização e liberação de espaço físico nos arquivos de carteiras de identidade dos Postos de Identificação. Na unidade de Rondonópolis, que funciona no Ganha Tempo, um total de 214 RGs que foram solicitados até o final de 2017 estão prontos, aguardando para serem retirados pelos requerentes.
Conforme o Diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Leonel Teodoro de Melo, grande parte dos RGs que deverão ser descartados se refere aos documentos realizados em mutirões de cidadania, em que as pessoas realizaram a solicitação do RG, porém se esqueceram de buscá-lo no prazo informado no protocolo de atendimento.
“Isso tem gerado um acúmulo muito grande destes documentos nos arquivos, fazendo-se necessário o descarte correto visando a segurança documental destas pessoas’’, explicou.
Até novembro de 2018, foram emitidos 219.515 documentos de identidade, entre 1ª e 2ª vias em todo o Estado de Mato Grosso. Já até dezembro de 2017, foram emitidos 169.03 RGs.