Redução em usina hidrelétrica provoca morte de peixes e prejudica turismo no norte de Mato Grosso

Fonte: da Redação

moradores de itauba
moradores de itauba

Rebaixamento no reservatório da Usina Colíder afeta o Rio Teles Pires e gera impactos ambientais

Moradores de Itaúba, a 599 km de Cuiabá, registraram a morte de peixes e dificuldades na navegação depois que a Eletrobras executou um procedimento de segurança na Usina Hidrelétrica Colíder, no norte de Mato Grosso. O ajuste envolveu o rebaixamento do nível do reservatório, o que alterou o fluxo de água no Rio Teles Pires. As informações são do G1 Mato Grosso.

Um vídeo gravado por um pescador mostra barcos encalhados e relata mau cheiro causado pela presença de peixes mortos, supostamente devido à queda brusca no nível do rio.

[Continua depois da Publicidade]

Procedimento de segurança

Segundo a Eletrobras, a ação começou na quinta-feira (14), após a elevação da classificação de risco da usina de “atenção” para “alerta”. Cinco dos 70 drenos que compõem o sistema apresentaram falhas, o que exigiu inspeções emergenciais. Esses drenos são responsáveis por controlar a pressão da água dentro da barragem.

O rompimento de um dos drenos motivou a recomendação, feita por especialistas externos, de reduzir o nível do reservatório como forma de proteger a estrutura e permitir análises técnicas mais aprofundadas.

[Continua depois da Publicidade]

Ações de contenção

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que cinco equipes foram mobilizadas para realizar o resgate de peixes nas áreas mais impactadas.

A empresa acrescentou que novas medidas poderão ser tomadas de acordo com os resultados das avaliações estruturais em andamento.

Impacto no turismo

A crise já tem reflexos no setor de turismo de pesca, tradicional na região. Juliana Marques, proprietária de um restaurante na marina e moradora da cidade há 29 anos, disse que a queda no nível do rio afastou clientes.

“Nosso movimento caiu bastante depois do ocorrido. É doloroso ver o Teles Pires nessa situação. Esperamos que tudo se normalize em breve para recebermos novamente os turistas”, relatou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
logo1024x1024-
Há 15 anos, o CenárioMT é uma das principais referências em jornalismo regional, levando informação precisa e atualizada aos leitores de Mato Grosso. Para enviar sugestões, opiniões, reclamações ou pautas, utilize o e-mail: [email protected]