5º Pelotão Independente Bombeiro Militar reforça Araguaia

Nova unidade dos Bombeiros em Querência amplia atendimento emergencial para cerca de 36 mil moradores da região.

Conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o 5º Pelotão Independente Bombeiro Militar foi inaugurado em Querência na última quarta-feira (3), ampliando a capacidade de atendimento a ocorrências de incêndio, resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar no Vale do Araguaia. A nova estrutura atenderá diretamente cerca de 36 mil moradores dos municípios de Querência, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia e Novo Santo Antônio.

Expansão estratégica dos Bombeiros no interior

A instalação do 5º Pelotão Independente Bombeiro Militar integra a estratégia de expansão operacional do CBMMT em regiões com crescimento populacional e econômico. Segundo a corporação, a presença da unidade reduz o tempo de resposta em emergências e amplia o alcance dos serviços especializados em uma área que antes dependia de deslocamentos mais longos de equipes sediadas em outros municípios.

A nova unidade passa a integrar o 4º Comando Regional Bombeiro Militar, que já possui bases operacionais em Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Confresa e Canarana. Com a inauguração, o Corpo de Bombeiros Militar passa a contar com 32 unidades operacionais distribuídas pelo estado, incluindo o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM).

Investimento de R$ 6,2 milhões

De acordo com informações oficiais, a implantação do 5º Pelotão Independente Bombeiro Militar resultou de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sesp-MT e do CBMMT, e a Prefeitura de Querência. O investimento total foi de aproximadamente R$ 6,2 milhões.

  • R$ 3,8 milhões destinados à aquisição de viaturas e equipamentos operacionais;
  • Capacitação de efetivo especializado para atuação na região;
  • Estrutura física construída pela Prefeitura de Querência;
  • Instalações voltadas para atendimento operacional e administrativo.

A base conta com alojamentos, refeitório, almoxarifado, área de assepsia para viaturas, setores de prevenção contra incêndio e demais espaços necessários para o funcionamento permanente das equipes.

O que muda para a população

Segundo o comandante-geral adjunto e chefe do Estado-Maior do CBMMT, coronel Rony Robson Cruz Barros, a nova unidade fortalece a presença dos Bombeiros no interior e amplia a proteção da população em situações de emergência. A expectativa é que a estrutura proporcione respostas mais rápidas e atendimento qualificado em ocorrências de diferentes naturezas.

Para o prefeito Gilmar Reinoldo Wentz, a chegada da unidade acompanha o crescimento econômico e populacional de Querência, reforçando a infraestrutura pública necessária para atender às novas demandas da região.

Por que a inauguração é importante

A ampliação da rede operacional do Corpo de Bombeiros contribui para a descentralização dos serviços de emergência e fortalece a segurança pública em municípios distantes dos grandes centros. Além do combate a incêndios urbanos e florestais, as equipes atuam em resgates, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares, serviços considerados essenciais para a proteção da população.

Moradores da região podem acompanhar informações e orientações por meio dos canais oficiais do Corpo de Bombeiros Militar.

Reportagem baseada em informações oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.