Quente e seca? Como vai ser a Primavera em Mato Grosso?

Fonte: CENÁRIOMT- DAYA SILVA

Como vai ser a Primavera em Mato Grosso?
Como vai ser a Primavera em Mato Grosso? FOTO: PIXABAY

A estação do ano mais cheirosa e colorida está chegando em Mato Grosso. Ah, a primavera! Ela é conhecida por ser a estação mais agradável, com temperaturas amenas e uma umidade de ar humanamente saudável para uma boa vida.

No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 22 de setembro e termina em dezembro. Bem, analisando de forma minuciosa, atualmente estamos no Inverno, mas o calor que ultrapassa 47° na maioria das cidades, transformou Mato Grosso em um verão sem fim.

As chuvas estão atrasadas, enquanto o Pantanal e o Cerrado queimam, em uma agonia sem precedentes destruindo  a fauna e a flora do Estado. Partindo do cenário atual, será que os matogrossenses irão sentir o alívio que historicamente a primavera é capaz de proporcionar?

Vamos lá! Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas estarão começando em algumas cidades de Mato Grosso, trazendo alívio para a população que sofre com a seca e a falta de umidade.

A má notícia é que a quantidade de chuva que cairá nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte Sul do Brasil nos próximos meses está diretamente ligada à umidade proveniente da Amazônia. No entanto, a persistência da seca no sul do Amazonas até outubro indica que a situação ainda é crítica e que os impactos ambientais e sociais podem se agravar.

Calor extremo em Mato Grosso

A seca se prolongou Foto: Pixabay
A seca se prolongou Foto: Pixabay

A baixa umidade do ar, que pode chegar a apenas 15%, está intensificando a sensação de calor em Mato Grosso, tornando o clima extremamente seco.

Devido a essas condições adversas, o Inmet emitiu alerta laranja, alertando para os riscos à saúde, como problemas respiratórios e desidratação.

A população deve redobrar os cuidados, mantendo-se hidratada e evitando exposição ao sol nos horários mais quentes.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).