Queimadas causam prejuízos bilionários à agricultura de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Queimadas causam prejuízos bilionários à agricultura de Mato Grosso
Queimadas causam prejuízos bilionários à agricultura de Mato Grosso

Os incêndios florestais que assolaram o Brasil entre junho e agosto deste ano deixaram prejuízos bilionários para o setor agrícola de Mato Grosso. De acordo com um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as perdas totais ultrapassaram a marca de 15 bilhões de reais, com a destruição de mais de 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais.

O setor da pecuária foi o mais atingido, com prejuízos estimados em mais de 8 bilhões de reais, considerando apenas a criação de bovinos de corte. A cana-de-açúcar também sofreu um duro golpe, com perdas superiores a 2,7 bilhões de reais. Outras culturas temporárias e permanentes tiveram prejuízos de mais de 1 bilhão de reais, e a destruição de cercas somou cerca de 3 bilhões de reais.

Entre os estados brasileiros, São Paulo foi o mais afetado pelos incêndios, com prejuízos estimados em 2,8 bilhões de reais. Em seguida, aparece Mato Grosso, com perdas de 2,3 bilhões de reais.

Os incêndios florestais causam impactos significativos para a economia brasileira, afetando diretamente a produção de alimentos e gerando perdas para os agricultores.

Além disso, a destruição da vegetação nativa contribui para o aumento das emissões de gases do efeito estufa e agrava os problemas climáticos.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).