O sábado (25) amanheceu com o clima insuportável na Capital. Apesar de uma queda brusca na temperatura, o vento ajudou a trazer para Cuiabá a fumaça de queimadas de grandes proporções no Pantanal Mato-grossense. Somando as inúmeras queimadas na área urbana, o céu está completamente encoberto por fumaça e o sol praticamente não consegue aparecer.
A sensação é horrível até mesmo para respirar, o que complica e muito os problemas respiratórios. Além da fumaça, da baixa umidade relativa do ar, este ano ainda há o novo coronavírus, que atinge diretamente o sistema respiratório. “Difícil situação, pois as partículas suspensas devem agravar o quadro de saúde das pessoas que têm problemas respiratórios”, destaca o coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo Wolkmer.
A previsão é que a umidade relativa do ar varia de 16% a 33% na Capital neste sábado. Já a temperatura será mínima de 18 graus e máxima de 31 graus.
O coronel do Corpo de Bombeiros faz algumas orientações para enfrentar esta situação. Veja:
– Evite sair de casa e fazer esforços físicos;
– Umidificar o ar das casas com toalhas molhadas, vasilhas com água espalhadas pela casa (reforçar os cuidados com crianças);
– uso constante de umidificadores elétricos
– evitar alimentos pesados, como churrascos, feijoadas, etc…substituindo, preferencialmente, por frutas.
– ingerir muita água
Para pessoas com problemas respiratórios, intensificar o uso de aerosol.