Entre os meses de março e junho, a Gerência de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou diversas ações em Cuiabá e região, atendendo 7.454 pessoas com orientações e cuidados com a saúde e a segurança no trânsito.
Foram realizadas ações como o Rota Cidadã – Heróis Caminhoneiros, visando a saúde e segurança no trânsito dos transportadores de cargas.
Em maio foi a vez da campanha nacional Maio Amarelo, com objetivo de sensibilizar as pessoas para a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. A campanha foi realizada em várias fases, iniciando com a distribuição de máscaras para à população que transitava em vias de grande fluxo de Cuiabá.
Na segunda etapa, foi realizada a imunização de caminhoneiros contra a Influenza- vacina contra gripe- e distribuição de kits de prevenção à Covid-19.
Já no mês de junho, a gerência de Ações Educativas prestou orientações a mototaxistas e taxistas de Cuiabá, quanto aos cuidados com a saúde na prevenção ao novo coronavírus e sobre comportamentos mais seguros no trânsito.
Ainda na primeira semana de junho, o Sest/Senat, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a gerência de Ações Educativas, prestaram orientações a caminhoneiros quanto à segurança no trânsito, principalmente em relação à Lei Seca, devido ao aumento do consumo de bebida alcoólica durante esse momento de pandemia do novo coronavírus.
Na oportunidade também foram realizados testes rápidos de Covid-19 em caminhoneiros e distribuição de máscaras, saco de lixo para veículos e um kit lanche.
A gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Gerda, observa que em que todas as ações realizadas, a grande maioria das pessoas atendidas demonstrou gratidão pelas orientações.
“É um momento em que os profissionais, que muitas vezes não podem parar o trabalho para cuidar da saúde, demonstram satisfação em perceber a preocupação das instituições quanto à segurança e a saúde de cada um dele”, falou.
As ações foram realizadas pelo Detran-MT, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat, Rota do Oeste e demais parceiros da iniciativa privada.