O trabalho de recolhimento de pneus usados em Lucas do Rio Verde resultou em de 9.820 pneumáticos retirados das ruas, de fevereiro a agosto deste ano. O material recebeu destinação correta, evitando prejuízos ao meio ambiente e a natureza.
De acordo com números da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, só em fevereiro deste ano, quando a parceria com a empresa Reciclanip foi fechada, foram carregados 2.370 pneus e levados para locais onde eles foram reciclados adequadamente.
Nos meses seguintes, o trabalho continuou, sendo que abril registrou o menor número de pneus recolhidos, com um total de 360 unidades. Já no mês de julho, os números aumentaram, chegando a 2.560 pneus retirados da natureza, o maior registro até o momento.
“Este é um trabalho da Secretaria de Meio Ambiente junto com a população e com o objetivo de conscientizar. O descarte incorreto de pneus é um problema de saúde pública, devido a produção de larvas do mosquito da dengue e chikungunya, nos pneus quando eles são armazenados de forma errada. Em conjunto com a Secretaria de Saúde a gente tomou essa decisão, buscamos também as revendas de pneus e borracharias”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
Para fazer o descarte correto de pneus, é necessário procurar a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e realizar um cadastro, assim como agendar a entrega do pneu, na Central Verde de Recebimento. “Quem produz o lixo teria que dar destinação a ele, o que chamamos de logística reversa. Mas quando isso não acontece, no caso dos pneus, nós estamos nos unindo neste trabalho e o resultado é este com quase 10 mil unidades recolhidas em sete meses”, acrescenta Paulo.