Uma megaoperação da Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu 120 mandados nesta quinta-feira (26/03) contra um grupo criminoso especializado em furtos de módulos e outras peças de caminhões. A ação, denominada “Safe Truck”, investiga indivíduos que movimentaram cerca de R$ 60 milhões com a atividade ilícita.
As investigações da Derf de Cuiabá identificaram mais de 30 integrantes da organização, com atuação em Mato Grosso e em outros quatro estados: Rondônia, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo. Foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, João Pessoa (PB), Vilhena (RO), Araçatuba (SP) e Araranguá (SC).
A operação também resultou em bloqueios de contas bancárias e sequestro de veículos ligados aos suspeitos. Segundo a polícia, o grupo possuía uma estrutura organizada, com divisão de tarefas entre os responsáveis pelos furtos e pela venda das peças roubadas para empresas e oficinas em diferentes estados.
A investigação revelou que os criminosos viajavam para outras regiões para cometer os furtos e, de lá, enviavam as peças por transportadora para um dos líderes. A polícia constatou uma movimentação financeira atípica dos investigados, indicando também o crime de lavagem de dinheiro.
A ação contou com a participação de 162 policiais de Mato Grosso e o apoio de 20 policiais civis dos outros estados onde os mandados foram cumpridos. A operação “Safe Truck” visa garantir mais segurança para os profissionais que trabalham com veículos pesados no estado.