Promotoria de Justiça determina pagamento do piso salarial da enfermagem em Cotriguaçu, incluindo verbas adicionais

A promotoria busca garantir que os direitos dos servidores da enfermagem sejam plenamente respeitados.

Fonte: CENÁRIOMT

A Promotoria de Justiça de Cotriguaçu expediu recomendação ao município para que seja efetuado o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem aos profissionais da área, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 14.434/2022. Além do piso salarial, a promotoria determina que sejam incorporadas ao vencimento outras verbas como gratificação por título, adicional de insalubridade, abono permanência e demais benefícios previstos em lei ou em plano de carreira.

Segundo o promotor de Justiça substituto Cristiano de Miguel Felipini, as verbas adicionais não se confundem com o piso salarial e devem ser mantidas.

[Continua depois da Publicidade]

“Ao pagar apenas o piso salarial, sem considerar as demais verbas, o município estaria, na prática, reduzindo a remuneração dos profissionais da enfermagem, desconsiderando as conquistas adquiridas na progressão de carreira”, explicou o promotor.

A recomendação da promotoria se baseia em um inquérito civil que apura possíveis irregularidades no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais de enfermagem do município. A promotoria busca garantir que os direitos dos servidores da enfermagem sejam plenamente respeitados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]