A Promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues se prepara para assumir a cadeira de número 37 da Academia Mato-grossense de Letras (AML). Nos 99 anos da instituição, ela é a 15ª mulher a ocupar o cargo. Nesse período, 165 homens fizeram parte da Academia. A posse está marcada para o próximo dia 12.
Além das atribuições inerentes ao cargo, Lindinalva atua com determinação para ajudar as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Nos depoimentos das vítimas nas audiências, os relatos de ameaças, assédio, estupro e espancamento, encorajaram a promotora a ir além das funções do cargo.
Lindinalva nasceu em Campo Grande (MS), mas se considera cuiabana de coração, pois foi onde constituiu família e consolidou a carreira no Ministério Público do Estado.
Aprovada no concurso em 1997, Lindinalva atuou por quase seis anos no interior do estado. Passou pelas comarcas de Água Boa, Primavera do Leste e Rondonópolis, até se mudar para Cuiabá, em 2003. Ela é titular de uma das quatro Promotorias de Combate à Violência Doméstica da capital.
Além das atribuições do cargo
Lindinalva criou e coordenou projetos e campanhas de combate à violência doméstica como “Questão de Gênero” – desenvolvido nas escolas públicas para prevenir a violência doméstica (Projeto premiado pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres em 2010), “Lá em casa quem manda é o respeito” – voltado para homens que cumprem pena por violência contra as mulheres (Premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público em 2015) e “Homens que agradam, não agridem”, com a elaboração de cartilhas e palestras em diferentes ambientes com Instituições, empresas, escolas e até em canteiros de obras.