Em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, no Rio de Janeiro, o promotor de Justiça de Mato Grosso Alexandre Guedes colocou na porta do gabinete dele, na 7ª Promotoria de Justiça Cível, uma placa, sinalizando a “Rua Marielle Franco”.
A homenagem faz referência à luta da vereadora que virou símbolo por seus esforços em defesa dos Direitos Humanos e das minorias.
“A 7ª Promotoria Cível de Cuiabá (Defesa da Cidadania) tem a partir de hoje endereço suplementar”, diz o promotor em uma postagem no perfil dele em uma rede social.
Na mensagem, ele destaca o dever constitucional do Ministério Público, que é, segundo o promotor, lembrar das vítimas de crimes e zelar pela memória destas.
Além disso, ele agradece à socióloga Christiany Fonseca, que lhe entregou a placa.
Em resposta, ela também postou fotos com o promotor e elogiou a iniciativa. Ela afirmou acreditar que, “em um espaço representativo como o Ministério Público a ação servirá como reflexão e como defesa dos direitos humanos”.
Marielle era vereadora do PSOL-RJ e foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018, na Cinelândia, Rio de Janeiro. Recentemente, cinco pessoas foram presas suspeitas do crime, em uma operação.
Ativismo
No mês passado, Alexandre Guedes fixou ao lado da porta do gabinete um cartaz com o desenho em grafite do rosto da ativista ambiental sueca Greta Thunberg, após a Prefeitura de Sinop (a 503 km de Cuiabá) ter mandado apagar a arte visual do viaduto da cidade.