Projeto em Cuiabá oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino

Fonte: CENÁRIOMT

Projeto em Cuiabá oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino
Projeto em Cuiabá oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto “Saberes, diálogos entre cultura, educação e política”, que oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino em Cuiabá. A ação realizada pelo Instituto Brasil conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

De acordo com os organizadores, o projeto busca ampliar a visibilidade de profissionais capacitados e promover mudanças em cenários marcados por desigualdades.

“A iniciativa se justifica por seu potencial cultural, econômico e político, oferecendo soluções práticas para desafios regionais”, afirmam.

Estão sendo disponibilizadas 10 vagas para as oficinas de violino e 10 para de violão para crianças. Além delas, o projeto oferece 10 vagas para oficina de cerâmica para idosos e 10 vagas para oficina de cerâmica para crianças e adolescentes com idade de 8 até 15 anos.

A seleção prioriza crianças de famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de risco ou atendidas por serviços de assistência social, como CRAS e CREAS, entre outros critérios.

Já na oficina de cerâmica para idosos terão prioridade aqueles com renda mensal de até um salário-mínimo por pessoa, beneficiários de programas sociais como Bolsa Família ou BPC, e aqueles que vivem sozinhos e outros.

Algumas oficinas já tiveram suas aulas iniciadas, como a de violão, violino e cerâmica artesanal para idosos, no entanto, interessados podem se inscrever mesmo assim.

Além das formações, o projeto inclui o podcast “Saberes: diálogos entre cultura, educação e política”, que será lançado quinzenalmente, com episódios de 30 a 40 minutos. O programa terá entrevistas com especialistas e abordará temas como cultura, educação e política, com ênfase no papel da mulher na sociedade. A produção contará com equipes especializadas em som, iluminação e cinematografia, além de profissionais de comunicação responsáveis pela divulgação nas redes sociais.

A partir do dia 24 de março, novas turmas serão abertas nos seguintes locais: Bairro Poção (cerâmica para idosos), Bairro Bela Vista (violão) e Bairro Duque de Caxias (violão). Oficinas de costura também serão oferecidas em breve.

A ação conta ainda com apoio via emenda parlamentar.

Para mais informações: @instutobrasilmt

Cronograma das Oficinas:

– Cerâmica Artesanal (crianças e adolescentes): de 19 de março a 24 de abril de 2025.
Local: Associação Flor Ribeirinha – São Gonçalo Beira Rio

– Musicalização (violão e violino): de 18 de março a 10 de abril de 2025.
Local: Pastoral da Criança – Bairro Novo Paraíso I e II.

– Cerâmica Artesanal (idosos): de 17 de março a 15 de abril de 2025.
Local: Associação Mato-Grossense Pró-Idosos – Bairro Poção

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!