Projeto de senadora de Mato Grosso que aumenta a pena para o crime de feminicídio é aprovado

Fonte: CENÁRIOMT

Projeto de senadora de Mato Grosso que aumenta a pena para o crime de feminicídio é aprovado
Projeto de senadora de Mato Grosso que aumenta a pena para o crime de feminicídio é aprovado

Em um marco histórico na luta contra a violência de gênero no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (11) o Projeto de Lei nº 4.266/2023, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-Mato Grosso). A nova lei, conhecida como Pacote Antifeminicídio, aumenta a pena para o crime de feminicídio para até 40 anos de prisão, tornando-o o crime com a maior pena do Código Penal Brasileiro.

A aprovação do projeto representa uma grande vitória para as mulheres brasileiras, que lutam há anos por justiça e por medidas mais eficazes para combater a violência de gênero. A relatora do projeto na Câmara, a deputada Gisela Simona (União-MT), destacou a importância da nova lei para garantir maior proteção às mulheres.

“A criação do tipo penal autônomo de feminicídio é medida que se revela necessária não só para tornar mais visível essa forma extrema de violência contra a mulher, mas também para reforçar o combate a esse crime bárbaro e viabilizar a uniformização das informações sobre as mortes de mulheres no Brasil”, disse.

Além de aumentar a pena para o feminicídio, o projeto também prevê outras medidas importantes, como a perda de cargos públicos para condenados por crimes contra a mulher e a restrição de benefícios como a visita íntima.

A aprovação do Pacote Antifeminicídio é um passo importante na luta contra a violência de gênero no Brasil, mas ainda há muito a ser feito. É fundamental que a lei seja implementada de forma eficaz e que a sociedade como um todo se engaje na construção de um futuro livre de violência contra as mulheres.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.