A Prefeitura de Cuiabá encerra nesta segunda-feira (15) o terceiro ciclo de apresentações do programa Piano Gente. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que leva às creches e escolas das zonas urbana e rural apresentações de balé, saxofone e piano.
A ideia é proporcionar momentos de arte, cultura e lazer aos estudantes das séries iniciais e do ensino fundamental. No total, 76 unidades de ensino, ao longo de 2025, receberam a equipe do Programa Piano Gente, contemplando instituições das áreas urbana e rural.
Nesta segunda-feira (15), a apresentação ocorrerá às 9h na Escola José do Carmo Cabral, localizada no bairro Osmar Cabral. Às 15h, a última exibição do espetáculo acontecerá no Cinturão Verde, zona rural localizada nas proximidades do bairro Pedra 90.
A apresentação cultural tem duração média de uma hora e é conduzida pelo músico Dário Scherner, idealizador do programa Piano Gente, pelo saxofonista Juscimar Vida, pelo pianista Arthur Scharneski e pela bailarina Julia Fernandes, que acumula experiências em exibições nos grupos Flor Ribeirinha e Flauta Mágica.
Música, cultura, arte e inclusão
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, avalia que o projeto Piano Gente contribui para a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do ensino fundamental a partir de experiências musicais significativas no ambiente escolar.
“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte, que envolve emoção e imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
Idealizador do projeto, o músico Dário Scherner explica que a ideia do Piano Gente surgiu ainda na infância, nos momentos em que tocava piano com o pai, que também tinha a identidade de Dário Scherner.
Ele destaca que o objetivo do projeto é garantir acesso à cultura e, ao mesmo tempo, promover a interação social.
“O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. O Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades.”























