Programa Ministério Público de Mato Grosso Sustentável viabiliza distribuição de lixeiras seletivas

Fonte: CENÁRIOMT

Programa Ministerio Publico de Mato Grosso Sustentavel viabiliza distribuicao de lixeiras seletivas

Lixeiras seletivas do programa MPMT Sustentável foram distribuídas em pontos estratégicos na Procuradoria-Geral de Justiça e na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. A iniciativa visa estimular o armazenamento correto dos resíduos. Tem lixeira exclusiva para pilhas, aerossol, plástico, metal, vidro, papel e compostagem.

Nesta terça-feira (20), aproximadamente 60 colaboradores terceirizados, responsáveis pela limpeza e manutenção nos dois prédios, participaram de um momento de sensibilização. Durante o encontro, além de receber orientações sobre a forma correta de armazenar os resíduos, os participantes foram estimulados a refletir sobre a importância de atitudes sustentáveis.

As explanações foram realizadas pela bióloga Claudineia Lizieri dos Santos, que atua na Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Gestão, e pelos representantes das empresas Origem Compostagem Orgânica,Yasmin  Rojas Fonseca, e da Nature Ambiental, Lucas Ferreira Keunecke. Ambas possuem contrato com o MPMT para a efetivação da coleta dos resíduos.

Embalagens, isopor, latas e garrafas de refrigerante, potes de alimentos e sacos plásticos fazem parte do material reciclável. Lembre-se, no entanto, que todos esses itens não devem conter nenhum tipo de resíduo orgânico.

Já o lixo orgânico é composto por restos de comida, pedaços de frutas e legumes, guardanapo de papel, restos de pão, cascas de ovos, entre outros itens que sofrem um processo de decomposição natural.

Mapa de distribuição: Na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, as lixeiras foram colocadas no térreo (cantina), e no primeiro, segundo e terceiro andares, próximo aos bebedouros. Na PGJ, as lixeiras estão na recepção (entrada principal), na copa (1º andar), áreas externa e interna da cantina, próximo ao Departamento de Gestão de Pessoas e na entrada dos fundos.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.