Programa em Mato Grosso já substituiu quase 900 mil lâmpadas e 13 mil geladeiras

Com mais de 900 mil equipamentos trocados, projeto alia economia na conta de luz ao descarte ecológico de resíduos no estado.

A substituição de eletrodomésticos antigos por modelos mais eficientes tem gerado impactos positivos na conta de luz dos consumidores e na preservação ambiental em Mato Grosso.

Por meio do programa Nossa Energia, conduzido pelo núcleo de eficiência energética da distribuidora Energisa, milhares de equipamentos de alto consumo vêm sendo trocados por alternativas modernas e com selo de eficiência.

Desde o início das atividades em 2015, o programa já promoveu a substituição de quase 900 mil lâmpadas e cerca de 13 mil geladeiras no estado.

Além disso, com a inclusão de ventiladores na iniciativa a partir de 2025, 4.229 aparelhos desse tipo já foram trocados por modelos novos.

Logística reversa e descarte ecologicamente correto

Um dos pilares do programa é o combate ao descarte inadequado de materiais de difícil decomposição no meio ambiente. O vidro de uma lâmpada convencional, por exemplo, pode levar até 10 mil anos para se decompor, enquanto as estruturas plásticas e metálicas de um ventilador podem resistir por mais de 500 anos na natureza. No caso das geladeiras, a combinação de gases refrigerantes, isolantes térmicos e metais torna o tempo de decomposição incalculável.

Para evitar a poluição do solo e de recursos hídricos em Mato Grosso, o projeto adota um rigoroso processo de logística reversa:

  • Recolhimento obrigatório: Os aparelhos antigos e em funcionamento entregues pelos clientes são recolhidos no ato da troca.

  • Destinação especializada: Os resíduos são encaminhados a empresas credenciadas para tratamento, descontaminação e reciclagem dos componentes.

  • Coleta periódica: Em Cuiabá, o recolhimento dos materiais descartados ocorre mensalmente para envio a centros de manufatura reversa.

Como funciona a troca de equipamentos

A iniciativa permite que cada unidade consumidora atendida troque até seis lâmpadas convencionais (incandescentes ou fluorescentes) por modelos de LED, além da substituição de um ventilador e uma geladeira, desde que cumpridos os critérios socioeconômicos e operacionais estabelecidos pelas regras do programa.

Com a migração para tecnologias de baixo consumo, as famílias beneficiadas garantem maior eficiência energética, redução do valor na fatura mensal e descarte responsável de materiais inservíveis.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.