O Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Mato Grosso (Procomitês), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), foi selecionado pela Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) como uma das dez experiências exitosas a serem apresentadas no 2º Encontro Progestão: Semeando Ideias, Colhendo Compartilhando Experiências. O evento, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto em Foz do Iguaçu, durante o 1º Fórum Brasil das Águas, será uma oportunidade para compartilhar boas práticas e fortalecer a gestão compartilhada dos recursos hídricos no país.
O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Noquelli, expressou sua satisfação com a seleção do Procomitês como case de sucesso. “Isso demonstra que a Sema está no caminho certo, desenvolvendo suas atividades de forma integrada, descentralizada e participativa, em consonância com os princípios da política nacional e estadual de recursos hídricos para a efetiva implementação da política de água”, afirmou Noquelli.
O estado aderiu ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês) em 2017, com duração de cinco anos. O programa visa fortalecer a institucionalidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas, aprimorar sua capacidade de gestão e promover a participação social na gestão dos recursos hídricos.
Realizado a cada dois anos, o Encontro Progestão tem como objetivo divulgar as ações realizadas pelos órgãos estaduais de gestão de recursos hídricos, incentivar a troca de experiências e estreitar as relações entre os estados e a ANA. A edição deste ano será marcada pela participação de representantes de diversos setores da sociedade civil, academia e governos, que discutirão os desafios e as perspectivas para a gestão dos recursos hídricos no Brasil.