Professores e funcionários do IFMT iniciam greve por tempo indeterminado

Fonte: CENÁRIOMT

ifmt lucas

Nesta segunda-feira (8), professores e funcionários técnico-administrativos de 14 campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) deram início a uma greve por tempo indeterminado. A paralisação afeta diversas atividades nas unidades educacionais. O coordenador geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Ivo da Silva, destacou que o principal objetivo da greve é pleitear aumentos salariais para os professores e ampliação da verba orçamentária dos institutos, que é de responsabilidade do Governo Federal.

A mesa permanente de negociação entre o IFMT e o Ministério da Educação (MEC) já encaminhou um ofício convocando o órgão educacional governamental para uma reunião de negociação marcada para o dia 10 de abril. Este é um passo importante para buscar soluções e avanços nas demandas apresentadas pelos grevistas.

Apesar da greve em 14 campi ter sido deflagrada nesta segunda-feira, o IFMT São Vicente da Serra, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, já está com suas atividades suspensas desde a última quarta-feira (3). Além disso, os Institutos de Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Lucas do Rio Verde e Campo Novo do Parecis têm previsão de adesão à greve nos dias 9, 15 e 22 deste mês, respectivamente. O IFMT Juara, localizado a 693 km de Cuiabá, foi o único instituto que não aderiu ao movimento grevista no estado.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).