Os professores Agnaldo Gonçalves e Silva e Alex Aleluia, que são de Sinop, na região norte do estado, lançaram um livro sobre a forma como a sociedade brasileira está lidando com a pandemia do novo coronavírus.
O livro “O Mundo Pós-Pandemia” trás o lado filosófico de Agnaldo e o literário, de Alex. Ele foi lançado primeiramente de forma virtual em fevereiro deste ano.
Os autores começaram a escrever em agosto do ano passado e foi publicado em menos de um ano. A ideia do livro surgiu de um bate-papo entre os professores que discutem e analisam as consequências que a Covid-19 trouxe para a sociedade.
De acordo com Alex, assuntos como o papel do indivíduo dentro da sociedade atual, o papel da educação, miséria, pobreza e o que esperar do futuro pós-pandemia são debatidos no livro.
“Nós falamos um pouco sobre a humanidade, qual o papel do indivíduo nessa sociedade, papel da educação, temas como a miséria, a pobreza. Do sistema educacional fazemos um parâmetro histórico e literário das últimas pandemias e o que o Brasil aprendeu com elas”, afirma.
Alex Aleluia é presidente da Academia Sinopense de Ciências e Letras, da qual faz parte desde 2018, e é professor de literatura há 15 anos. Já escreveu e publicou cinco livros e é membro da Academia de Letras do Brasil, dos Núcleos Acadêmicos de Letras de Buenos Aires, de Portugal, Valparaíso no Chile.
Agnaldo Gonçalves é formado em história e é professor concursado de Mato Grosso, mestrado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) de Cáceres e professor da rede particular de ensino.