Atravessar a pandemia do novo coronavírus é um desafio para quem depende do esporte. Com academias fechadas, devido os decretos do estado e municípios, um grupo de professores de Mato Grosso optou por organizar uma vaquinha virtual em que qualquer pessoa pode contribuir com qualquer valor.
Todo o dinheiro arrecadado com a vaquinha vai ser dividido entre o grupo de professores de jiu-jitsu, segundo o professor Nero.
“Acreditamos que nossa arte-suave é um meio de vida para se atingir paz interior, disciplina e saúde para o corpo e espírito. Porém devido a pandemia do novo coronavírus, estamos com as academias fechadas, o que impede nosso trabalho e consequentemente nosso sustento”, disse.
A arrecadação é pela plataforma vakinha online. Até agora, o grupo arrecadou R$ 150, mas o objetivo inicial é arrecadar R$ 15 mil para ser dividido entre cerca de 30 professores.
Para o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Esportivo, Paulo Venâncio, de 66 anos, em Mato Grosso quase Mil professores e instrutores estão parados e sem renda. Além disso a federação não tem caixa para ajuda-los.
“Eu graças a Deus já a prendi muito com as artes marciais e agora estou aprendendo mais, porque estou entendendo mais sobre esta política que deixa sempre o esporte por último”, disse Venâncio ao afirmar que não recebe ajuda financeira do estado.