Os professores de música da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde participaram, no dia 18 de agosto, em Cuiabá, da formação “Explorando o Intercâmbio Musical – Abordagens integradas para o desenvolvimento da Orquestra Jovem”. O encontro faz parte do projeto de capacitação dos professores atuantes na Orquestra Sinfônica Jovem do município, que é fruto da parceria com o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT).
A capacitação visa estruturar ainda mais a orquestra, ampliar as competências pedagógicas dos profissionais que fazem parte do grupo, aprofundando o conhecimento sobre técnicas de ensino musicais eficazes, além de explorar abordagens criativas para envolver os alunos no processo de aprendizado musical e estimular a troca de experiências e networking entre os profissionais da área.
Para o gerente de Inovação Social, Fernando Pereira, a proposta da capacitação foi construída com base em um diagnóstico da maturidade técnica dos professores, em relação à criação e execução de uma orquestra no município. “Com isso, desenvolvemos uma série de formações dedicadas aos docentes, visando requalificá-los para esse objetivo específico”.
O professor de percussão, Josué Santos, participou da atividade e ressaltou a importância da capacitação. “É o momento de aprender com aqueles que já têm conhecimento acumulado e aplicar o aprendizado para melhorar o ambiente de ensino e a realidade da próxima geração na nossa cidade, proporcionando experiências enriquecedoras para os alunos e a comunidade como um todo”.
Também participaram da capacitação o coordenador pedagógico da secretaria, Rodrigo Fernandes, os professores Arianne Oliveira (instrumentos de sopro madeira), Elison Nunes (violino), Josué Santos e Josué Rodrigues (bateria e percussão), Rose Pereira (instrumentos de sopro metais), Jander Secchi (teclado), e os alunos Albert Oliveira, Luiz Henrique Herrard e Elem Oliveira.
Durante o processo, o grupo conta também com o apoio de músicos experientes da Orquestra Sesi-MT, como Yndira Villarroel, licenciada em Música e graduanda em Bacharel em Cordas Friccionadas; Caroline Kelli de Souza Nardes, graduada em Licenciatura em Música e em Bacharel em Violino; Sidnei Duarte, graduado em Música (Claretiano), Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e Doutor em Culturas Populares; e Fábio Moreira, técnico em Piano e Licenciatura em Música.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, avalia positivamente o processo de capacitação dos profissionais. “O objetivo dessa parceria é capacitar todos os profissionais das oficinas que trabalham nos grupos musicais, para que estejam envolvidos nesse processo de construção de proposta pedagógica da nossa secretaria. Teremos em breve a oficina de musicalização, então a proposta é aplicar essa ementa de curso, vinculado a uma atividade pedagógica, e que esses jovens, com certeza, vão ter a ganhar e os nossos professores também, porque ao tempo eles também estarão se capacitando para poder desenvolver essas ações, subindo a qualidade de todos os trabalhos realizados”.
A próxima capacitação será de forma on-line ainda no mês de agosto, e outra presencial, no mês de setembro. Os profissionais se preparam agora para o V Concerto, que acontecerá em novembro.