Processo para troca de controle acionário de trecho da BR 163 em MT pode ser prorrogado

Pedido estender prazo será julgado pela ANTT nesta semana. OAB MT mostra preocupação com impasse para a troca do controle acionário

Fonte: CenárioMT

br163
Mato Grosso se tornou referência nacional ao propor o modelo inovador de transferência do controle da BR-163

A expectativa para que a troca do controle acionário da BR 163, em Mato Grosso, até meados de fevereiro poderá não se cumprir. Recentemente, o então governador em exercício, Otaviano Pivetta, disse que o governo esperava iniciar as contratações de empresas para atuar na rodovia federal ate o final de fevereiro.

O problema que pode travar o processo é a dificuldade da empresa que detém a concessão em conseguir negociar dívidas. Por esse motivo, ela teria pedido junto a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) a prorrogação.

O advogado Abel Sguarezzi, presidente da Comissão BR 163 da entidade, informou a realização com representante da empresa Rota do Oeste. Ele lembrou que a sociedade mato-grossense está vivenciando o período de troca do controle acionário da concessão para o Governo de Estado, por meio da MT Par, será seguido de obras.

“Algumas negociações principalmente com credores emperram o desfecho. Realizamos a cobrança sobre o estado caótico da manutenção da pista e atendimento ao usuário pela concessionária”, disse por meio de postagem em redes sociais.

Sguarezi confirmou que o pedido da CRO está na pauta da ANTT. O pedido feito pela concessionária seria para prorrogar por mais 60 dias o prazo para a troca do controle acionário.

“Mas estamos com muita esperança que vai dar certo. Existe vontade de todos os envolvidos”, pontuou.

O advogado lembra que os processos junto ao Tribunal de Contas da União e ANTT foram finalizados com a formalização de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Já o repasse do controle acionário para o MT Par depende da conclusão das negociações das dívidas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.