Prisões por furto de energia disparam 108% em Mato Grosso

Somente na última semana, três pessoas foram detidas em flagrante durante inspeções concentradas em Cuiabá e Várzea Grande.

Fonte: CENÁRIOMT

Esse número representa um aumento de 72% em comparação com o ano passado, quando foram registradas 58 prisões ao longo de 2024.
Prisões por furto de energia disparam 108% em Mato Grosso- Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O número de prisões por furto e fraude de energia elétrica em Mato Grosso atingiu 121 pessoas neste ano, um aumento significativo de 108% em relação ao ano anterior. Os dados são da Concessionária Energisa e refletem o trabalho contínuo da operação “Energia Limpa”, realizada em parceria com as forças de segurança.

Somente na última semana, três pessoas foram detidas em flagrante durante inspeções concentradas em Cuiabá e Várzea Grande.

[Continua depois da Publicidade]

As ações mais recentes resultaram na detenção de responsáveis por fraudes em diversos comércios, incluindo uma fábrica de gelo, um mercadinho, um lava-jato e distribuidoras de bebidas.

O gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, destacou que os resultados demonstram a evolução do trabalho e o compromisso em combater o furto de energia com rigor técnico.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo ele, cada ligação clandestina desfeita representa um aumento na segurança da população e na justiça para os consumidores que cumprem suas obrigações.

A concessionária informou que as fiscalizações e as ações integradas serão intensificadas até o final do ano. A população é incentivada a colaborar com a operação “Energia Limpa” através de denúncias anônimas, que são cruciais para reduzir perdas e prevenir acidentes.

Os canais de denúncia estão disponíveis no site e aplicativo da empresa, além dos telefones da polícia, 190 e 181.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]