Os produtores mato-grossenses já estão com as máquinas prontas para começar um novo plantio da safra de soja, liberado desde o dia 16 de setembro. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que nesta safra 2023/24 de soja, Mato Grosso deve semear 12,222 milhões de hectares, leve incremento de 0,82% em relação à temporada passada. E o uso de insumos apropriados para agricultura tropical é indispensável para garantir lavouras de alta performance no estado.
Para o sucesso da produtividade, a adubação desempenha um papel fundamental na produção agrícola. E escolher os produtos adequados é essencial para obter colheitas saudáveis e de alta produtividade.
E para alcançar maior eficiência em todos os processos do pré-plantio o agricultor deve contar com tecnologia, como os fertilizantes especiais, que são formulados para atender às necessidades específicas de cada tipo de cultivo.
Inovadora, a indústria HINOVE Fertilizantes Especiais desenvolveu o primeiro produto para solos e climas tipicamente brasileiros, o HiPhós Tropical. É um produto fosfatado tropicalizado, com mais fósforo e liberação gradual e efetiva do nutriente, no tempo certo da planta. O fertilizante é constituído de produtos obtidos com o processamento químico de acidulação da rocha fosfatada, cujas jazidas são nacionais, com grandes volumes disponíveis e infraestrutura industrial eficiente, produzidos sem geração de resíduos.
O fósforo contido nos produtos é liberado de forma gradual, sendo parte liberada no início do desenvolvimento das culturas e o restante ao longo do ciclo evolutivo, atendendo as principais fases de extração de fósforo da planta, combinando assim as vantagens dos fosfatos naturais reativos com a eficiência dos fosfatos solúveis
O produto é fruto de anos de pesquisa e traz incremento de produtividade de até 8% em soja. Com sustentabilidade assegurada da indústria até o campo tem menor geração de resíduos e menor impacto ambiental.
“O principal diferencial HiPhós Tropical é ser um fósforo ambientalmente sustentável. Não gera rejeito de resíduos, é um produto ambientalmente sustentável, com vibração gradual, um fósforo que performa uma maior rentabilidade e produtividade e vem para contribuir para a nova agricultura regenerativa”, destaca o presidente da empresa, Renato Benatti.
Tudo isso é comprovado pelas conquistas das certificações de gestão, ISO 9001, ISO 14001 E ISO 45001.
Em MT
HiPhós Tropical chega a Mato Grosso neste mês de setembro. O lançamento oficial acontece nos dias 28 e 29 nas cidades de Primavera do Leste e Canarana, Região Nordeste do Estado. O evento vai contar com a presença dos diretores da empresa, produtores, imprensa e com a realização da palestra “Pesquisa e Desenvolvimento do HiPhós Tropical”, com o professor doutor Luiz Prochnow.
Investimento em tecnologia
O mercado de fertilizantes especiais teve mais um período de crescimento em 2022, encerrando o ano com elevação média de 33,2% e faturamento de R$ 22,193 bilhões. A expectativa para 2023 é de crescimento médio de 32%. As informações são do Anuário da Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).
A Associação aponta que com 13,46%, Mato Grosso ocupa o terceiro lugar dos cinco estados que mais consumiram fertilizantes especiais.
Segundo a Abisolo, o protagonismo dos agricultores nos resultados do setor tem contribuído com o bom resultado. Uma vez que o produtor rural compreende cada vez melhor os benefícios da utilização dos fertilizantes especiais para o aumento da produtividade no campo.