Primeiro dia do Arraiá da Integração garantiu diversão para famílias luverdenses

Brincadeiras, apresentações musicais e comidas típicas fizeram parte da programação

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

primeiro dia do arraia da integracao garantiu diversao para familias luverdenses
Ascom Prefeitura/Patricia Pires

O Arraiá da Integração mostrou ao que veio e conseguiu unir comidas típicas, música boa e muita folia, dentro de um espaço cercado por famílias. O evento realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, levou a rotatória do Paço Municipal, uma plateia que encheu a arquibancada na noite desta sexta-feira (02).

O clima era quente, mas isso não impediu os luverdenses de tomarem um delicioso quentão e se deliciarem com as diversas guloseimas oferecidas pelas 19 barracas de alimentação, formadas por equipes das unidades de ensino municipal, estadual, particular, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

“Nossa integração é um exemplo de trabalho em equipe e o resultado nós estamos vendo aqui hoje. Muita gente feliz, crianças brincando e aproveitando o espaço decorado e arrumado para receber todas as famílias”, discorre o prefeito Miguel Vaz.

A primeira noite de festa contou com apresentações do grupo de dança invernada do Centro de Tradições Gaúchas – CTG, do grupo da Associação Flor do Cerrado, que apresentou a famosa dança mato-grossense siriri, e das quadrilhas juninas do município, que estão se preparando para a apuração do Festival de Quadrilhas Juninas – VIII Festrilha, que acontecerá pela primeira vez no município.

O encerramento da primeira noite de festa ficou por conta do show da dupla Harley & Gustavo.

O Arraiá da Integração termina neste sábado (03), e contará com as apresentações dos grupos escolares, dos alunos das oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, show da cantora Hèlen Louzada, além da etapa de apuração do Festival de Quadrilhas do Estado, promovido pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas.

“As escolas estão na preparação do evento há muito tempo, veremos o desempenho de todas elas durante o evento, mas já sei que o resultado será brilhante. Os gestores, juntamente com os profissionais da educação e os alunos preparam tudo com muito carinho e dedicação, essa é a verdadeira integração”, enfatiza, secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O objetivo da grande festa é, através de um festejo, demonstrar a comunidade a importância do nosso folclore, que representa a união das escolas em um momento único de integração social e representação cultural.

“Nós já temos trabalhado a muito tempo o poder da integração dentro das nossas atividades, seja ela através da comida ou da dança, o importante é que as multiformas de mostrar Cultura sejam cada vez mais respeitadas. Eu estou muito feliz e é um prazer fazer parte de toda essa integração”, pontua a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Confira a programação deste sábado:

A partir das 17h: Feira de Artesanato e Praça de Alimentação

18h30 – Apresentações dos grupos escolares e dos alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e Turismo:

Centro de Educação Infantil Girassol – Dança da Saia

Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro – Dança Country

Centro de Educação Infantil Paulo Freire – Trem Junino

Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe – Dança Junina

Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel  – Festa da Alegria

Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel – Cultura Nordestina

Escola Municipal Eça de Queirós – Siriri

Escola Estadual Dom Bosco – Grupo Toca Ganzá

Oficina de Jazz – Forrozeando

Oficina de Ballet – Forró do Xenhenhém

19h30 – Início do Festival de Quadrilhas Juninas – VIII Festrilha

0h – Show Hèlen Louzada

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.