Após o governador Mauro Mendes (DEM) anunciar que irá lançar um ‘Auxílio Ser Família Emergencial’ à população carente mato-grossense, em ação coordenada pela primeira-dama, Virginia comemorou e disse que este valor irá “amenizar esse sofrimento e dar melhores condições às mães e pais chefes de família”.
A novidade foi dita por Mauro em coletiva de imprensa na última quinta-feira (11). Ele, no entanto, ainda não deu detalhes de como irá funcionar a medida. Uma nova “live” deve acontecer na próxima semana para que sejam divulgados os detalhes. O “Auxílio Ser Família Emergencial” deve chegar a cerca de 100 mil famílias do estado.
A medida foi um pedido pessoal da primeira-dama ao governador e visa contribuir com a qualidade de vida das famílias impactadas economicamente durante a pandemia da Covid-19. Para ela, a ação é fundamental pelo momento em que centenas de famílias precisam de amparo e assistência.
“Tenho acompanhado as dificuldades que muitas famílias têm passado por conta da pandemia. As 330 mil cestas básicas que entregamos neste último ano auxiliaram muito a diminuir essas dificuldades, mas as famílias precisam de mais e fiz questão de articular junto ao governador essa ação, para amenizar esse sofrimento e dar melhores condições às mães e pais chefes de família”, afirmou Virginia Mendes.
O formato completo do programa contendo valores e meses de duração deve ser apresentado na próxima semana, junto com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Setasc). O projeto passará ainda por aprovação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
“Estamos maturando um programa de assistência social ampliado e trabalhando a fonte de recursos para que possamos alcançar de maneira mais efetiva muitos mato-grossenses, que estão passando por dificuldade na sua capacidade de suprir o seu lar e sua subsistência básica”, destacou o governador.
“Estamos passando por um momento de dificuldade, de grande perturbação na saúde pública que tem reflexos na economia e na vida das pessoas. Na próxima semana teremos um desfecho dessas articulações para encaminhar à Assembleia as devidas formalizações para que este programa possa ser colocado em marcha e alcançar quem precisa desse auxílio do Governo de Mato Grosso”, concluiu Mauro Mendes.