A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava abordagens no km 211 da BR-364, na área da Unidade Operacional, no município de Rondonópolis, Mato Grosso. Durante a fiscalização, um ônibus que fazia o trajeto de Porto Velho a São Paulo foi abordado.
Ao verificar os documentos dos passageiros, os policiais notaram um volume suspeito no corpo de um deles, que apresentou apenas um boletim de ocorrência de extravio como identificação.
Questionado, o passageiro confessou que estava transportando aproximadamente 3 kg de pasta base de cocaína, colada ao corpo, após receber pagamento para levar a droga de Rio Branco para São Paulo.
Diante do flagrante de tráfico de drogas, a equipe deu voz de prisão ao infrator e o conduziu à Polícia Judiciária Civil.
No mesmo dia, por volta das 13 horas, outra equipe da PRF recebeu informações sobre um veículo suspeito de transportar ilícitos, e seguiu em direção a Rondonópolis. Após a abordagem, foram encontrados 12 tabletes de pasta base de cocaína no porta-malas, totalizando cerca de 12,90 kg da substância.
O veículo era conduzido por um homem, acompanhado por um passageiro que afirmou ter sido abordado por um indivíduo em um posto de combustível em Ariquemes, Rondônia. Esse indivíduo ofereceu dinheiro ao passageiro para transportar a droga até Brasília, onde outra pessoa entraria em contato.
Diante dos fatos, ambos foram conduzidos à delegacia de Polícia Judiciária Civil de Primavera do Leste, Mato Grosso.