Ação conjunta entre a Unidade Operacional da PRF – Polícia Rodoviária Federal – e Instituto de Defesa Agropecuário – INDEA/MT – resultou na apreensão de vários metros cúbicos de madeira que estavam sendo transportados de maneira irregular. A fiscalização aconteceu no período de 14 a 19 de outubro em Alto Garças (MT), com o objetivo de combater crimes ambientais.
Durante o período, foram abordados cerca de 185 combinações de veículos de carga (CVCs). Destas, 8 CVCs estavam realizando transporte irregular de madeira, para as quais foram lavrados termos circunstanciados de ocorrência (TCO), totalizando cerca de 285,06m³ de madeira apreendidos.
Em duas destas ocorrências, os condutores estavam realizando o transporte da madeira do tipo Castanheira (bertholletia excelsa bonpl), madeira cuja extração, corte e comércio são proibidos por lei.
Os veículos e as cargas apreendidas foram encaminhados ao pátio contratado pela PRF e ficarão à disposição da SEMA para os procedimentos cabíveis.
Além disso, a fiscalização percorreu outras áreas, sendo válido destacar a fiscalização de excesso de peso, totalizando cerca de 31.506 kg de excesso peso transportados nas rodovias federais.