PRF apreende quase 3 mil bisnagas de explosivos em caminhonete na BR-163

Carga tinha como destino o Pará e pode estar ligada a quadrilhas especializadas em ataques a bancos 

Fonte: CenarioMT

Carga tinha como destino o Pará e pode estar ligada a quadrilhas especializadas em ataques a bancos 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma das maiores apreensões de explosivos do ano em Mato Grosso, na noite desta sexta-feira (11), no município de Guarantã do Norte, a 715 km de Cuiabá. A carga, composta por 2.760 bisnagas de emulsão encartuchada, foi descoberta por volta das 23h durante uma operação de rotina no km 1089 da BR-163.

Os artefatos estavam escondidos no banco traseiro e no compartimento de carga de uma caminhonete Toyota ocupada por dois homens. De acordo com a PRF, o material seguia com destino ao município de Moraes Almeida, no Pará, e possui alto potencial destrutivo, sendo frequentemente utilizado por organizações criminosas em explosões de caixas eletrônicos e cofres bancários.

O motorista e o passageiro foram detidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Guarantã do Norte. Um deles foi autuado por transporte de artefatos explosivos sem autorização legal, conforme o artigo 16, inciso III, da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

A apreensão representa um duro golpe contra o crime organizado na região e evidencia a importância das ações de fiscalização em rodovias federais, especialmente em corredores utilizados por facções criminosas para o transporte de materiais ilícitos.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT