Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um arsenal durante abordagem a um veículo de carga na tarde de quarta-feira (10), no km 58 da BR-163, em Rondonópolis (MT). O veículo transportava maquinário agrícola do Paraná para o Mato Grosso.
A abordagem aconteceu após os agentes darem ordem de parada ao veículo. Durante a inspeção, um dos ocupantes apresentou uma carteira com distintivo de CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), o que motivou a pergunta sobre a presença de armas no veículo.
Inicialmente, os ocupantes negaram portar armas, mas logo um deles admitiu a posse de três armas que seriam levadas para o norte do estado.
No interior do veículo, os policiais encontraram: 4 carregadores de munição; 1 apontador a laser; 1 carabina calibre .22; 1 carabina calibre .38; 1 pistola calibre 9mm; 376 munições calibre .22; 107 munições calibre .38; 30 munições calibre 9mm.
Todas as armas estavam municiadas e prontas para uso, inclusive a pistola, que estava em local de fácil acesso.
Porte ilegal de arma de fogo
Um dos ocupantes do veículo possui registro de CAC, e a pistola e a carabina calibre .38 estavam em seu nome. No entanto, a carabina calibre .22 não possuía registro.
Diante dos fatos, os ocupantes foram encaminhados à Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis, onde responderão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
A pena para o crime de porte ilegal de arma de fogo varia de 2 a 4 anos de reclusão, além de multa.
O registro de CAC é um documento que permite a posse e o porte de armas de fogo para fins de coleção, tiro esportivo e caça.
Para obter o registro de CAC, é necessário atender a uma série de requisitos, como ter idade mínima de 25 anos, não ter antecedentes criminais e apresentar exames psicológicos e de aptidão física.
A PRF reforça a importância do porte legal de armas de fogo e do cumprimento das normas de segurança.