Previsão aponta nova onda de calor com temperaturas de até 40°C em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Inverno começou com calor em Mato Grosso, com termômetros marcando 37°C
Previsão aponta nova onda de calor com temperaturas de até 40°C em Mato Grosso FOTO CANVA

A MetSul Meteorologia está alertando para a chegada de uma nova onda de calor ao Brasil, incluindo o estado de Mato Grosso, prevista para o final desta semana. As projeções indicam temperaturas máximas na casa dos 40°C, algo incomum para o mês de dezembro, que geralmente é marcado pelas chuvas.

A massa de ar muito quente afetará todo o Centro-Sul do Brasil, atingindo seu pico no próximo sábado (16). Os especialistas apontam que esse calor fora do normal é uma consequência do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, influenciando o clima global.

Em Mato Grosso, Cuiabá já enfrentou recordes históricos de calor durante as ondas anteriores, registrando 44,2°C em outubro. Embora a intensidade prevista para esta onda não atinja os patamares anteriores, as temperaturas ainda estarão até 5°C acima da média para dezembro. A expectativa é que o calor intenso persista até a próxima segunda-feira (18), quando deve começar a diminuir.

A Defesa Civil recomenda uma série de precauções diante dessas condições climáticas extremas. A hidratação constante, a evitação da exposição ao sol entre 10h e 16h e permanecer em ambientes frescos são algumas das medidas sugeridas. Grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, exigem atenção especial. A orientação é manter esses grupos em ambientes frescos e bem hidratados, garantindo cuidados extras para aqueles com condições médicas crônicas, como doenças cardíacas ou respiratórias.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.