O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, recebeu nessa quinta-feira (05.09) o embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, em uma visita para estabelecer acordos comerciais e formar parcerias de olho no crescimento da indústria mato-grossense e belga. Participou também da reunião o primeiro-secretário da Embaixada belga, Geert Van Dessel.
O presidente do Sistema Fiemt destacou a economia de Mato Grosso, que vive um momento de verticalização e pleno crescimento e a necessidade de agregar valor à produção estadual. “Estamos à disposição da Bélgica para ser um ponto focal nas futuras relações empresariais. Também coloco o Observatório da Indústria para ajudar no que for preciso na atração de investimentos e parcerias”, pontuou.
O Embaixador convidou o Sistema Fiemt para participar de uma Missão Empresarial Belga que será realizada no final de novembro em São Paulo e Rio de Janeiro. Na ocasião, uma delegação belga formada por empresários e representantes do Governo da Bélgica virão ao Brasil para conhecer as potencialidades econômicas. “Entendemos que o Brasil é muito mais que esses dois estados e que Mato Grosso tem muito a oferecer, principalmente na questão do bioenergia”, disse.
Em Mato Grosso, também irão visitar a empresa belga PB Leiner Brasil Indústria e Comércio de Gelatinas no município de Acorizal. A indústria é uma das líderes mundiais do mercado de gelatinas e hidrolisados e comercializa a matéria-prima para empresas das áreas farmacêutica, alimentícia, de saúde e nutrição, fotografia, entre outras.
Acompanhando a delegação, participou da reunião a assessora da Unidade de Assuntos Internacionais da Casa Civil do Governo do Estado, Bruna Aquino. Também estava presente o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento Industrial, Lucas Barros; o coordenador de Internacionalização, Antonio Lorenzzi; e a gerente do Observatório da Indústria, Vanessa Gasch.
Exportações e importações
Os produtos mais exportados do Brasil para a Bélgica são: café, suco de laranja, ferro ou aço. Para importação, os produtos mais importados nacionalmente foram vacinas, outras gasolinas, paládio em forma bruta. Em Mato Grosso, o produto mais comprado pela Bélgica foi madeira beneficiada e o produto importado foram nitrogenados. Os dados são de 2023.
Delegação China
O presidente da Fiemt também recebeu receberemos a delegação da empresa Chinesa Guangdong Hengqin Company Limited para uma visita institucional para compreender a atuação do Sistema Fiemt no estado e discutir possíveis conexões comerciais.