Prefeitura e Sebrae lançam Circuito Gastronômico em Lucas do Rio Verde

Projeto segue até o dia 31 de outubro, em 17 restaurantes do município

Fonte: Ascom Prefeitura/Carine Alves

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), lançaram, na tarde desta terça-feira (17), o Circuito Gastronômico Luverdense “Temperos do Cerrado”. O projeto, que tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico, valorizar os pequenos negócios alimentícios, fortalecer a cultura local e construir uma rota gastronômica na cidade, foi desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo, e conta com o apoio da Aliança de Inovação do Cerrado.

O lançamento do circuito foi realizado na sede do Sebrae e contou com a presença de empresários, vereadores, secretários municipais, convidados e representantes dos 17 estabelecimentos participantes. Presente na abertura do evento, o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, destacou a importância do projeto.

“A criação desse circuito se torna agora mais uma opção de lazer para os luverdenses. Muitos de nós não conhecemos todos os nossos sabores e é importante trazer isso, com a avaliação de um chefe de cozinha, alguém especializado no assunto. Tenho certeza que esses empreendedores que toparam participar desse desafio, vão se desenvolver ainda mais e conseguir atrair os turistas para o nosso município através da culinária”.

Os pratos foram desenvolvidos através de consultoria individual, com o chef gastronômico, Marcelo Cotrim. Os participantes receberam também uma consultoria de Boas Práticas de Produção e Manipulação de Alimentos, onde foram criadas as tabelas nutricionais.

“Foi um processo longo, a gente iniciou com as consultorias através do Marcelo Cotrim, que ajudou os nossos empresários a desenvolverem pratos inovadores, levando em consideração os produtos do bioma cerrado. Esse acompanhamento com ele vai continuar até o final do ano, caso eles tenham que fazer adaptações nos pratos ou criar outros, o Sebrae acompanhará também por mais tempo, e a gente espera que a população participe e abrace essa ideia”, explicou a analista de negócios do Sebrae de Lucas do Rio Verde, Célia Mascarenhas.

O projeto faz parte da Aliança de Inovação do Cerrado, se consolidando como o primeiro voltado à Economia Criativa no município.

“Nós estamos muito felizes. Essa é uma entrega da pasta do turismo, que tem a ver com a economia criativa, o desenvolvimento das ações para o Pacto pela Inovação, para fomentar o turismo local através da economia desenvolvida na gastronomia. Desde o início da gestão estamos trabalhando em iniciativas para o setor, para que Lucas do Rio Verde construísse uma identidade gastronômica e nós, como Secretaria de Cultura e Turismo, com a parceria do Sebrae que comprou essa ideia, vem fazendo pesquisas, contribuindo para a formação e idealização dessas ações, estamos entregando o primeiro produto criativo de muitos, que o luverdense vai poder apreciar”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

O Circuito Gastronômico segue até o dia 31 de outubro, nos 17 restaurantes participantes. A população pode visitar os restaurantes, conhecer os pratos elaborados e com a aprovação, eles se tornarão permanentes nos cardápios, se tornando comidas típicas, com as características de Lucas do Rio Verde.

Conheça os pratos:

1 – Grano Santo Padaria Artesanal
Pintado grelhado com homus de soja e vinagrete de cumbaru

2 – Jardim Restaurante e Petiscaria
Gratin de milho com frango assado

3 – Restaurante Portal do Peixe
Risoto de abóbora com peixe seco

4 – Espetinho do Léo
Medalhão suíno com tropeiro de soja

5 – Le Bruto Hamburgueria Artesanal
Visconde

6 – BH Beer Conveniência
Frango a passarinho com maionese de pequi

7 – Villa General Gastrobar
Pork fingers

8 – Tchê Lanches
Panceta suína com molho agridoce de soja e maionese de milho

9 – Empório Gourmet
Frango à moda luverdense

10 – Restaurante Cantina do Sul
Strogonoff suíno com creme de milho

11 – Chopp Choperia Bar
Bolinho de milho verde

12 – Restaurante Camu Camu
Sobrecoxa com polenta, farofa de soja e bacon e pesto de sálvia

13 – Choperia Palmitense
Ostra de sobrecoxa acompanhada de polenta

14 – Macanudo Lanchonete
Quarteto luverdense

15 – Restaurante Romancini
Gratin de milho com costelinha suína assada

16 – Sushi Online House
Usuzukuri com molho de buriti e tamarindo

17 – Pizzaria Dom Rodrigo
Bolinho do Cerrado