A Prefeitura de Nova Lacerda, a 667 km de Cuiabá, decretou quarentena obrigatória, que passou a valer nessa quarta-feira (1º) até a próximo domingo (5). O decreto suspende o funcionamento de qualquer atividade comercial e prestação de serviços no município. A medida visa conter o aumento nos casos de Covid-19.
Mato Grosso já registrou mais de 17 mil casos de Covid-19 e 665 mortes pela doença.
Fica determinada a proibição de locomoção de qualquer cidadão no território do município, ficando proibida, também, toda e qualquer reunião, pública ou privada, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitem, independentemente do número de pessoas, podendo ser prorrogado.
Fica autorizado o bloqueio e interdição de vias e blitz fiscalizatória em todos os pontos da cidade, conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária.
O decreto também proíbe, neste período, a realização de atividades físicas nas vias públicas municipais, independentemente do número de pessoas, podendo ser prorrogado.
Só poderão funcionar os serviços essenciais, como serviços médicos, hospitalares, laboratoriais, comércio de medicamentos, assistência social e atividades de segurança pública e privada, incluídas a Vigilância, a guarda e a custódia de presos.
Os serviços de entrega domiciliar de alimentos e mercadorias essenciais devem ser feitos até às 22h.
Além disso, poderão funcionar as atividades de defesa nacional e de defesa civil, telecomunicações e internet, serviço de call center, serviços funerários, vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias, inspeção de alimentos, entre outros.