A Prefeitura de Sinop promoveu, na tarde de anteontem (28), uma reunião com representantes das instituições privadas de ensino (faculdades, universidades, centros universitários, berçários e escolas), para debater os protocolos de segurança a serem adotados na volta às aulas.
As instituições privadas definirão a forma da aplicação das aulas de acordo com a capacidade estrutural de cada uma, podendo ser 100% presencial, desde que obedeçam todas as medidas de biossegurança definidas e instituídas pelas organizações de saúde (uso de álcool gel, máscara, distanciamento social, entre outras).
O dia de retorno das atividades ficará à critério do cronograma da própria instituição. A permanência das aulas presenciais levará sempre em consideração, o cenário epidemiológico atualizado no município.
A secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, ressaltou a importância do diálogo entre o setor público e privado. “O prefeito busca esse equilíbrio, não somente na educação, mas em todas os segmentos do município, visando o desenvolvimento e um olhar para as necessidades de cada categoria. Avalio positivamente esse diálogo entre o poder público e as instituições privadas de Sinop”, enfatizou.
Participaram da reunião diretores das instituições privadas, Procuradoria Jurídica do Município, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos, Comitê de Combate à Covid-19, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Câmara Municipal de Vereadores.
Como já noticiado anteriormente, o retorno das aulas na rede municipal será de forma híbrida e escalonada, conforme anúncio em coletiva de imprensa, ontem pela manhã. O calendário inicia no dia 08 de Fevereiro de forma online, mas o retorno presencial, de forma escalonada, começa no dia 22 de Fevereiro, com alunos de quatro instituições, sendo duas da educação fundamental e duas da educação infantil. Nesse primeiro momento será feita uma avaliação continuada dessa retomada, para depois seguir um cronograma previamente definido.
O sistema híbrido funcionará da seguinte forma: 50% das aulas presenciais e outros 50% online. Os alunos serão divididos em dois grupos, em que parte estuda as terças e quintas e a outra parte as segundas e quartas. As sextas-feiras ficarão como um dia pedagógico para apoio, com atendimento de reforço previamente agendado com professores.
Nesse primeiro momento, de acordo com o cronograma, retornam para as aulas presenciais no dia 22 de Fevereiro, as escolas municipais de educação básica (EMEB) Aleixo Schenatto e Taciana Balth Jordão, e também, as escolas municipais de educação infantil (EMEI) Monteiro Lobato e Tatiana Belinky. Após isso, segue um cronograma de retorno semanal. Crianças de 0 a 3 anos continuam, nesse momento, de maneira online.
Veja o cronograma completo da retomada:
Escola Municipal de Educação Básica – EMEB
22/02 – Aleixo Schenatto e Taciana Balth Jordão
01/03 – Basiliano do Carmo de Jesus e José Reinaldo De Oliveira
08/03 – Valter Kunze e Leni Terezinha
15/03 – Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller e Uilibaldo Vieira Gobbo
22/03 – Ana Cristina de Sena e Armando Dias
29/03 – Lizamara A. de Almeida, Sadao Watanabe e Simão Flack
05/04 – Jurandir Liberino de Mesquita e Rodrigo Damasceno
12/04 – Maria Amaro de Souza e Silvana.
Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI
22/02 – Monteiro Lobato e Tatiana Belinky;
01/03 – São Francisco de Assis e Pequeno Princípe;
08/03 – Alvorada e União;
15/03 – Cecília Meireles, Tempo de Infância e Gente Feliz;
22/03 – Armando Dias, Sylvia Orthof, Santo Antônio e Neuza Graff;
29/03 – Lizamara, Solange Ferronato e Gerson Pires;
05/04 – Elizete Dallabrida, Vinícius de Moraes e Camping Clube;
12/04 – Tarsila do Amaral, De Toda Gente e Silvana.