Prefeitura debate proposta de construir 20 novas creches até final de 2026 em Cuiabá

Houve a participação de autoridades e representantes de municípios do interior de Mato Grosso.  

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeitura debate proposta de construir 20 novas creches até final de 2026 em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), recebeu nesta semana representantes da Central Creches do Brasil, sediada em Salvador (BA), para discutir a possibilidade de uma parceria para construção de creches que possam atender a demanda do município.

O debate a respeito destas políticas públicas ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado no bairro Bandeirantes em Cuiabá. Houve a participação de autoridades e representantes de municípios do interior de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

“Foram apresentados projetos que serão submetidos a análise. Há uma demanda crescente dos municípios no atendimento às crianças e estamos abertos ao diálogo. A equipe técnica vai analisar as propostas e daí avaliaremos o devido encaminhamento. A certeza é que a Prefeitura de Cuiabá está compromissada em atender as nossas crianças, mães e famílias dependentes do poder público”, afirma o secretário municipal de Educação, Amauri Monge.

Pelo Plano Municipal de Educação que atende às diretrizes do Plano Nacional de Educação, a Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de construir até o final de 2026, o total de 20 novas creches com capacidade, cada uma, de até 300 crianças.

O conselheiro nacional da Central das Creches do Brasil, Hilário Alves de Souza, explica que se trata de um programa de soberania internacional por meio de programa de ajuda humanitária.

[Continua depois da Publicidade]

“Nosso propósito é construir até 2.450 unidades de creches públicas no Brasil, auxiliando os 26 estados e no Distrito Federal. É um projeto com duração de 10 anos que tem a missão de zerar o déficit de creches no Brasil. Para as prefeituras receberem as novas creches, basta assinar o manifesto de interesse público, declaração de falta de vagas em creche pública e, também, assinar um convênio de termo de cooperação técnica com a Central das Creches do Brasil. O prazo para entrega das creches após ordem de serviço é de 10 a 12 meses. Estamos dispostos a auxiliar Cuiabá naquilo que for necessário”, concluiu.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]