A Prefeitura de Sinop entregou, nesta quarta-feira, 29, 150 kits didáticos para participantes do Projeto Criança Feliz. O kit foi montado com material comprado pela Secretaria de Assistência Social e contém massa de modelar, giz de cera, lápis de cor, tesourinha, tinta guache, cola colorida, caderno de desenho, tinta relevo metálica 3D e canetinhas. Todos o material foi colocado em sacos de presente de TNT confeccionados pelas oficineiras do Cras do Boa Esperança.
O Projeto Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal e contempla 35 famílias de cada um dos quatro CRAS de Sinop, atendendo gestantes e crianças de 0 a 6 anos, que é considerada a primeira infância, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que 80% das condições motora, cognitivas e personalidade de caráter são desenvolvidas.
Em dias normais, sem pandemia, as visitadoras vão nas casas das famílias, orientam os responsáveis, no sentido de observar o desenvolvimento das crianças, como por exemplo, se está fazendo os movimentos certos, se ouve e enxerga bem. Se detectada qualquer anormalidade, esse menor é encaminhado aos serviços públicos de acordo com sua necessidade.
“Por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, onde não se pode realizar visitas e montar grupos presenciais, a secretaria comprou o material e distribuir para os CRAS. As visitadoras do programa montaram os kits, ligaram para que as mães fossem fazer a retirada de cinco ou seis por dia, para não ter aglomeração. Esse é mais um trabalho social muito importante, voltado para nossas famílias e que, por determinação da Prefeita Rosana Martinelli, também tem recebido uma atenção especial”.