A chegada do verão traz um alerta para a disseminação dos vírus causadores das síndromes respiratórias, inclusive a covid-19. Com o aumento da movimentação nas unidades de saúde de pessoas com sintomas relacionados à gripe, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a obrigatoriedade do uso de máscara em todas os postos de saúde, UPA e Policlínica.
A máscara de proteção individual continua sendo um aliado importante na prevenção das doenças respiratórias e principalmente da covid que voltou a ter registro de casos na cidade e, mesmo que devagar, tem aumentado. Da mesma forma, a procura por atendimentos nas unidades de saúde e principalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também aumento.
Por conta disso, a população deve ficar atenta e ter sempre uma máscara de reserva para o uso que continua sendo obrigatório em todas as unidades de saúde do município. Essa exigência continua sendo feita desde o pico da pandemia de covid-19 como forma de prevenção da proliferação da doença.
A Saúde lembra que atualmente o Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz, conhecido como Hospital de Retaguarda, voltou a ser referência em atendimento aos pacientes com sintomas relacionados às síndromes respiratórias, dentre elas a covid.
Para se prevenir contra a covid-19 todas as unidades de saúde estão aplicando as vacinas de reforço e ainda a primeira a dose, em toda a população acima de 18 anos.