A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ativou um plano especial de segurança sanitária focado no evento de massa que a capital sediará em 31 de outubro: o show internacional da banda Guns N’ Roses.
O trabalho, coordenado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA), visa garantir a proteção à saúde pública antes, durante e após o evento.
O Plano Integrado, elaborado em julho de 2025, está dividido em três fases:
- Pré-evento: Ações de promoção à saúde, prevenção e rigorosa fiscalização dos serviços de suporte ao show.
- Durante o evento: Equipes técnicas estarão no local para monitoramento em tempo real e atuação imediata em caso de ocorrências.
- Pós-evento: Monitoramento epidemiológico estendido por 30 dias para detectar e responder a qualquer impacto na saúde da população.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou a necessidade de atuação preventiva e integrada: “Nosso objetivo é garantir que a população possa aproveitar com tranquilidade… Além disso, é fundamental que cada pessoa também faça sua parte, mantendo as vacinas em dia.”
Alerta de sarampo e intensificação da vacinação
A SMS de Cuiabá está em alerta máximo devido à reintrodução do sarampo no Brasil e a confirmação de casos no município vizinho de Primavera do Leste (MT). Embora Cuiabá não tenha casos confirmados, a vacinação foi intensificada em toda a rede municipal.
Apesar de o comprovante vacinal não ser exigido para a entrada no show, a secretaria reforça a urgência para que todos os cuiabanos atualizem suas cadernetas, especialmente contra o sarampo. A doença é altamente contagiosa e pode levar a complicações graves.
Esquema vacinal recomendado (Vacina Tríplice Viral):
- Crianças de 6 a 11 meses: Dose zero (Dupla Viral).
- Aos 12 e 15 meses: Duas doses da Tríplice Viral.
- Pessoas de 1 a 29 anos não vacinadas: Duas doses.
- Pessoas de 30 a 59 anos sem comprovação vacinal: Uma dose.
Durante todo o mês de outubro, o município participa da Estratégia Nacional de Multivacinação, mantendo as salas de vacinação abertas diariamente em todas as unidades básicas de saúde. O esforço visa garantir que a proteção individual reforce a segurança coletiva em grandes eventos.


















