O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou uma série de novidades com relação às medidas restritivas para o combate ao coronavírus na Capital. Um dos decretos liberou atividades econômicas e, o outro, autorizou a reabertura de templos religiosos, que poderão funcionar se atenderem as novas regras impostas. A Igreja católica, segundo o emedebista, optou por manter a realização de missas pela internet.
Pelo novo decreto, os templos religiosos podem reabrir suas portas na próxima segunda-feira (27), mas devem obedecer a determinação de realizar somente 6 cultos por dia e não podem extrapolar a ocupação de mais de 30% da capacidade de lotação do local.
O decreto determina, ainda, que pastores e fiéis utilizem máscaras durante os encontros, respeitem o distanciamento social e promovam a desinfecção completa dos templos no início, no intervalo e ao final de cada cerimônia.
Segundo Pinheiro, a flexibilização dos decretos ocorre em obediência às diretrizes do Ministério da Saúde, que autoriza a retomada gradual das atividades nas cidades em que a capacidade instalada dos seu leitos não tenha atingido 50% da ocupação.